☎-(11)2267-4270  / 2087-2620
ATENDIMENTO DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8:30 AS 12:30 E DAS 13:30 AS 17:30hs


CONHEÇA AS ADUELAS DE CONCRETO

ADUELAS DE CONCRETO -São peças pré-moldadas em concreto armado, com encaixe de macho e fêmea com seções retangulares ou quadradas utilizadas em galerias ou canais fechados para escoamento de água ou esgoto, como também em galerias em pontes e passagens, já que a possibilidade de multiplicação do sistema proporciona rapidez, segurança e economia. Aduelas com diversas seções de vazão e para variadas necessidades de resistência, material que segue as recomendações da norma técnica brasileira NBR 15.396, e possui reconhecida tradição na entrega de soluções especiais que exigem elevadas alturas de aterro e altas cargas de resistência à compressão.
Além de servirem de tubulação, são ao mesmo tempo a estrutura do sistema, também chamadas de galerias celulares, são quadradas ou retangulares e em seção fechada ou aberta - neste caso, um canal em "U". Como têm aplicações similares, o que tem determinado a utilização de uma ou outra peça é a dimensão da obra.
Canalizações ou drenagens de grande vazão exigem que as galerias tenham aberturas maiores e, neste caso, a solução são as aduelas. Isso porque em 90% dos casos, segundo Alírio Gimenez, diretor técnico da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto (ABTC), os tubos chegam a 2 m de diâmetro, sendo o mais comum encontrá-los com 1,5 m. Os maiores até existem, mas exigem equipamentos mais sofisticados e caros para a produção e são mais difíceis de serem transportados. Já as aduelas chegam a aberturas de 5 m x 4 m e podem ser produzidas em peças bipartidas para serem montadas no local da obra, facilitando o transporte.
Além da disponibilidade de diâmetros necessários, outros critérios de avaliação para escolha do tipo de tubulação de concreto armado são as condições de escoamento, resistência a cargas internas e externas, resistência à abrasão e à ação de substâncias agressivas e condições de impermeabilidade e juntas adequadas.
Aduelas assim como os tubos pré-moldados de concreto devem ser resistentes ao ataque químico de esgotos, ou seja, à corrosão por ácido sulfúrico, que ataca o cimento e diminui a resistência da tubulação até o rompimento da canalização. Até um tempo atrás, na grande maioria das vezes, as canalizações eram feitas com peças moldadas no local. Para canalizar um córrego, a empresa ia lá e fazia tudo no local: escavava, acertava o leito, montava as fôrmas e concretava. Com a criação das normas técnicas para as peças industrializadas em 2006 e as garantias industriais, o mercado ganhou força e confiança e hoje o trabalho é feito com galerias pré-fabricadas.
É importante sempre exigir do fabricante o cumprimento das normas técnicas no processo de fabricação seguindo o que é estipulado garantindo qualidade e durabilidade das Aduelas.
INSTALAÇÃO E FISCALIZAÇÃO
Uma aduela de concreto pré-fabricado tem uma expectativa de vida útil de 100 anos, por isso os engenheiros chamam a atenção para a execução da obra, crucial para o bom funcionamento das galerias. A maioria dos problemas que aparece em uma rede é em relação à instalação. Muitos ligados à compactação. Então, é preciso tomar cuidado com essa etapa. Tanto que, desde 2008, há uma norma específica [a no 15.645] sobre como deve ser a execução das obras.
Uma rede para a drenagem das águas das chuvas construída com aduelas não pode ter grandes inclinações, se fizer uma galeria muito inclinada, a velocidade da água nos canais pode desgastar precocemente as paredes de concreto.
Aduelas ou galerias celulares (NBR 15.396) Principais aplicações: canalização de córrego, galerias técnicas e drenagem de águas pluviais. Tipos de junta: junta rígida (argamassa de areia e cimento). Estrutura: armados ou reforçados com fibras de aço. Tipos de encaixe: macho e fêmea. Comprimento mínimo: 1 m. Espessura mínima de parede: 15 cm. Material: pode ser utilizado qualquer tipo de cimento Portland com classe de resistência mínima à compressão C25 (fck igual a 25 MPa). Ensaio: o ensaio de absorção de água deve ser feito com a retirada de um corpo de prova, com área superficial de até 150 cm²; o ensaio de permeabilidade é opcional. Absorção de água: 8%. Inspeção visual: todos os tubos devem passar por uma inspeção visual e ter as superfícies internas e externas regulares e homogêneas, compatíveis com o processo de fabricação. Não são permitidos retoques com nata de cimento ou com outros materiais.
Assim como na condução de esgoto é preciso utilizar um cimento especial, a agressividade do meio precisa ser levada em conta na fabricação de uma galeria. Ela vai influenciar não apenas a elaboração do concreto, como o comprimento das armaduras, espessura de paredes etc. No caso de uma canalização junto ao mar, por exemplo, as peças têm outros requisitos técnicos. Quanto maior o comprimento da armadura (compostas por barras de aço ou telas soldadas, conforme NBR 7480 ou NBR 7481), por exemplo, maior será a durabilidade da peça. Se o comprimento da armadura é pequeno, a possibilidade de ela sofrer com os aspectos do meio - como maresias e sal - são maiores.
CONCRETO CELULAR
É um tipo de concreto produzido através da mistura de cimento, cal e areia com pó de alumínio, que expande formando células de ar. O resultado é um material leve que pode ser usado em vedações verticais, como alternativa para reduzir a geração de entulho e o desperdício de material em geral e para um desempenho melhor com relação a conforto acústico e conforto térmico. Na verdade, é uma argamassa a qual são introduzidas de ar, através de espuma líquida que são geradas por um equipamento próprio gerador de espuma. As densidades variam de 450 a 1800 kg/m³. Geralmente é usado em enchimentos e regularização de lajes. Nos casos de enchimentos, onde não haverá acesso de pessoas ou qualquer esforço mecânico poderá ser utilizado o concreto celular até a densidade de 1100 kg/m³. Densidades de 1200 a 1800 kg/m³ já possuem alguma resistência mecânica (2,0 a 7,0 MPas), o suficiente para o suporte de pessoas e objetos, sem incrementar muita sobrecarga nas estruturas. Poderá ser utilizado, também, em paredes estruturais, proteção para impermeabilização, câmaras frigoríficas.

Conheça nossa linha de produtos relacionados