Caixas de concreto pré moldado

-FK - CAIXAS DE CONCRETO
*imagem ilustrativa


As caixas de concreto de passagem são utilizadas em redes subterrâneas de eletricidade, telefone, tv, sinais, etc. Servem para facilitar a passagem e distribuição de cabos entre dois ou mais pontos. As caixas de passagem de concreto são produzidas com tampa sem fundo onde se deve colocar uma camada de brita para evitar o acúmulo de água e facilitando a infiltração no solo.

CAIXAS DE CONCRETO DE PASSAGEM

-FK - CAIXA DE CONCRETO DE PASSAGEM
*imagem ilustrativa
sem fundo com ou sem tampa
-FK - TABELA CAIXA DE CONCRETO DE PASSAGEM

As caixas de concreto de gordura são as que requerem mais atenção. A sua função é reter a gordura ou outros dejetos sólidos que vêm misturados com a água da pia da cozinha, deixando passar apenas a água para o esgoto. Desta forma evita o entupimento de tubulações, mau cheiro, escoamento lento da água da pia e invasão de pragas urbanas (baratas e ratos, por exemplo). Os canos de esgoto da cozinha devem ser ligados à caixa de gordura. Ela serve para reter a gordura que é despejada pelo ralo da pia e que vem da lavagem de louça. A gordura fica na caixa e o restante do resíduo segue pelos canos e vai para rede coletora. Se a gordura for direto para rede coletora, ela vira uma espécie de “cola” nos tubos e qualquer fio de cabelo começa a grudar. Aí o esgoto entope e começam os problemas. Assim, precisam ser limpas dependendo da frequencia de uso pelo menos a cada seis meses para evitar os problemas mencionados acima. Usar a peneira no ralo da pia evita que se acumule muita sujeira na caixa. Para essa limpesa, basta abrir a caixa e retirar os dejetos. Outra forma de manter a caixa de gordura em bom funcionamento é utilizar Bactérias Biológicas. Estas bactérias biológicas digerem a sujidade das caixas, mantendo-as limpas . Elas agem degradando a gordura, evitando entupimentos nas tubulações sem danificar nenhuma estrutura estanque das caixas, podendo ser adicionadas diretamente na pia da cozinha. Pode haver casos em que elas não são suficientes, é sempre recomendável fazer uma inspeção visual da caixa de gordura.A gordura retirada deverá sempre ser ensacada e jogada no lixo, nunca na instalação de esgotos sanitários.

CAIXAS DE CONCRETO DE GORDURA

-FK - CAIXA DE CONCRETO DE GORDURA
*imagem ilustrativa
-FK - TABELA CAIXA DE CONCRETO DE GORDURA

As caixas de concreto de inspeção são utilizadas no escoamento das águas pluviais e esgoto em condomínios, indústrias, etc. Podem ser de concreto ou PVC. Em geral as caixas de inspeção são compradas prontas em concreto pré-moldado e acopladas ao sistema de esgoto que recebe os dejetos lançados do vaso sanitário, da pia da cozinha ( caixa de gordura), dos lavatórios do banheiro, do tanque e dos ralos internos . Então, além de conduzir os dejetos recebe todo fluxo da casa, lembrando que a agua de chuva não deve ir para a rede de esgoto a tubulação deve ser separada e direcionada para a rua para evitar que em períodos de muita chuva o esgoto transborde e invada a sua casa. As instalações de esgoto também tem que tirar da sua casa o cheiro ruim que eles produzem. Por isso, tudo precisa ser bem vedado, as pias e ralos devem ter sifão tubo de dupla curvatura em cujo interior fica certa quantidade de água que impede que deles emane mau cheiroos os canos devem ter o diâmetro e a inclinação certos pra favorecer a saída desses efluentes da sua casa (indo pra rede de esgoto) e o sistema deve ter também o tubo de ventilação, por onde vão sair os gases mal cheirosos que se formam no esgoto. A Inspeção ou vistoria é feita observando se o fluxo das águas corre normalmente ou se tem objetos ou detritos obstruindo a passagem, na maioria dos casos para desobstruir basta a retirada dos objetos ou então pode-se contratar uma empresa desentupidora. É um serviço rápido na maioria das vezes.

CAIXAS DE CONCRETO DE INSPEÇÃO

-FK - CAIXA DE CONCRETO DE INSPEÇÃO
*imagem ilustrativa
-FK - TABELA CAIXA DE CONCRETO DE INSPEÇÃO

Conheça nossa linha de produtos relacionados